Segurança-Porteiro (SPR)

Objetivos Gerais:

  • Conhecer as funções e deveres dos vigilantes, incluindo os limites de atuação.
  • Adquirir conhecimentos e competências necessárias ao exercício da atividade de vigilante.
Objetivos Específicos:
  • Dotar o formando de conhecimentos relativos às funções de vigilante.
  • Dotar o formando de conhecimentos técnicos de segurança física e eletrónica.
  • Promover a aquisição de competências em procedimento de segurança de pessoas e bens e prevenção da prática de crimes.
  • Promover a aquisição de competências em vigilância humana e eletrónica e operação de centrais de receção e monitorização de alarmes e televigilância.
  • Promover a aquisição de competências em procedimentos de emergência e de alarme.
  • Promover a aquisição de competências em procedimentos de resposta a alarmes.
  • Promover a aquisição de competências na realização de revistas pessoais de prevenção e segurança.
  • Dotar o formando de competências em gestão de conflitos.
  • Dotar o formando de conhecimentos em defesa pessoal.

DESTINATÁRIOS

  • Qualquer pessoa com a escolaridade mínima obrigatória e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
  • Possuir aprovação no Módulo de Formação Base (BAS)

MODALIDADE DA FORMAÇÃO

  • Formação complementar

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

  • Formação presencial em sala

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO

  • Tendo em vista a qualidade da formação, os cursos integram uma componente teórica e uma componente prática a desenvolver em contexto de formação.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

  • A avaliação dos participantes da formação consiste numa avaliação de aprendizagens ao nível formativo e sumativo, no sentido de determinar em que medida os participantes adquiriram ou desenvolveram os saberes que lhes permitem concretizar os objetivos pré-definidos, tanto ao longo da intervenção formativa, como na conclusão da mesma.
  • Para obter a aprovação final no curso, os participantes têm de ter como classificação mínima “10 – Suficiente”, em função da análise dos diferentes elementos, de acordo com a escala de avaliação numérica de 0 a 20 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: Nível 4 – Fraco; Nível 8 – Insuficiente; Nível 12 – Suficiente; Nível 16 – Bom; Nível 20 – Muito Bom.
  • Com efeito, a aprovação do participante no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:
  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso – apto – quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 10, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente” e tendo registado como assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso – não apto – quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 9, correspondendo em termos qualitativos a “Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.

VIG01 (10 horas)

1- Segurança física

2- Controlo de acessos

VIG02 (10 horas)


1- Técnicas e práticas de vigilância humana

2- Técnicas e práticas de vigilância eletrónica
3- Intervenção de alarmes

VIG03 (10 horas)


1- Procedimentos operacionais

VIG04 (10 horas)


1- Revistas pessoas de prevenção e segurança

VIG05 (10 horas)


1- Gestão de conflitos

2- Procedimentos de detenção

VIG06 (10 horas)


1- Registos técnicos
2- Relatórios
3- Simulação prática de incidentes

VIG07 (10 horas)


1. Defesa pessoa

ALM01 (10 horas)


1.Segurança eletrónica
2. Procedimentos operacionais de emergência em alarmes

ALM02 (10 horas)


1. Operação de meios de video vigilância

2. Centrais de alarme

SPR01 (10 horas)


1. Regime legal dos estabelecimentos de restauração e bebidas

SPR02 (10 horas)


1. Sistemas de segurança obrigatórios nos estabelecimentos de restauração e bebidas

2.Funções do segurança-porteiro

SPR03 (10 horas)


1. Direito de acesso
2. Identificação de comportamentos de risco


Duração Total do Módulo: 120 horas

RECURSOS PEDAGÓGICOS

  • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento
  • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários
  • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e formandos;
  • Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo e da disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação
  • Local de fácil acesso
  • Espaço cuja limpeza é assegurada diariamente