Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego – UFCD 8600
Enquadramento
Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. A presença de competências empreendedoras são altamente valorizadas pelos empregadores. O presente curso pretende dotá-lo dessas competências e de técnicas de procura de emprego.
Características
Formação continua
Presencial ou E-learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Desenvolver competências empreendedoras
Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Objetivos específicos :
• Definir o conceito de empreendedorismo.
• Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
• Identificar o perfil do empreendedor.
• Reconhecer a ideia de negócio.
• Definir as fases de um projeto.
• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
• Identificar e selecionar anúncios de emprego.
• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
Perfil do empreendedor
Fatores que inibem o empreendorismo
Ideia de negócio e projet
Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
Fases da definição do projeto
Modalidades de trabalho
Mercado de trabalho visível e encoberto
Pesquisa de informação para procura de emprego
Medidas ativas de emprego e formação
Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
Rede de contactos
Curriculum vitae
Anúncios de emprego
Candidatura espontânea
Entrevista de emprego
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Desenvolver competências empreendedoras
Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Objetivos específicos :
• Definir o conceito de empreendedorismo.
• Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
• Identificar o perfil do empreendedor.
• Reconhecer a ideia de negócio.
• Definir as fases de um projeto.
• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
• Identificar e selecionar anúncios de emprego.
• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
Perfil do empreendedor
Fatores que inibem o empreendorismo
Ideia de negócio e projet
Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
Fases da definição do projeto
Modalidades de trabalho
Mercado de trabalho visível e encoberto
Pesquisa de informação para procura de emprego
Medidas ativas de emprego e formação
Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
Rede de contactos
Curriculum vitae
Anúncios de emprego
Candidatura espontânea
Entrevista de emprego
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-learning
25 Horas