11 MAI 2021

Porquê compensa possuir o ADR?

Algumas pesquisas realizadas no âmbito europeu e também no Reino Unido apontam que, no tocante à remuneração por hora, um motorista de mercadorias perigosas pode receber até 75% mais que um condutor de carrinha e 30% mais do que um motorista a conduzir um veículo pesado comum. 

 

De qualquer modo, se considera-se que para todo e qualquer emprego ou carga que envolva matérias perigosas será sempre necessário possuir o certificado do ADR, a verdade é que o motorista que detenha esta certificação acaba por elevar as suas possibilidades de emprego, uma vez que torna-se elegível para um maior número de vagas e posições. Dentro de uma mesma empresa, tornam-se mais indispensáveis, uma vez que podem cumprir todo tipo de transporte, ao passo que motoristas não habilitados para matérias perigosas apenas podem realizar transportes classificados como comuns. 


De um modo geral, podemos enumerar algumas das vantagens de se obter o ADR, cujo investimento se mostra relativamente baixo. Para aqueles que já trabalham como camionistas, consiste numa enorme mais-valia:


  • Maior empregabilidade - não apenas em Portugal, mas em toda a Europa
  • Vantagens de se poder conduzir qualquer pesado, com qualquer carga
  • Maior demanda por empresas que possuam cargas e transportes mais sensíveis e perigosos
  • Em muitos casos, até por conta da perigosidade da carga, menores distâncias percorridas