Gestão e marketing – princípios básicos – UFCD 0423

Enquadramento

O curso integra um conjunto de matérias de formação teórica e prática que permite ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualidade tecnológica e capacidade de gestão do quotidiano comunicacional, tanto na criação e produção de conteúdos para uma diversidade de públicos, produtos, serviços e marcas, quanto na inserção das relações sociais de identidade e imagem.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Profissionais das áreas de Marketing, Gestão, Publicidade, Relações-Públicas, Gestão de Recursos Humanos e outras áreas de formação superior, que pretendam adquirir conhecimentos em Marketing.

 

Pessoas que atuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing.

Objetivo geral :

Compreender e aplicar eficazmente as estratégias e técnicas de gestão e marketing .

 

Objetivos específicos :

• Definir o conceito de marketing enquanto filosofia de gestão, reconhecendo a sua importância como ferramenta de satisfação do cliente.

• Marketing – uma filosofia de gestão

• Evolução do marketing

• Marketing nas empresas

• Funções do marketing

• Marketing estratégico e operacional

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Profissionais das áreas de Marketing, Gestão, Publicidade, Relações-Públicas, Gestão de Recursos Humanos e outras áreas de formação superior, que pretendam adquirir conhecimentos em Marketing.

 

Pessoas que atuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing.

Objetivo geral :

Compreender e aplicar eficazmente as estratégias e técnicas de gestão e marketing .

 

Objetivos específicos :

• Definir o conceito de marketing enquanto filosofia de gestão, reconhecendo a sua importância como ferramenta de satisfação do cliente.

• Marketing – uma filosofia de gestão

• Evolução do marketing

• Marketing nas empresas

• Funções do marketing

• Marketing estratégico e operacional

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional