Formação de e-Formadores
Enquadramento
Numa sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação assumem um papel primordial, torna-se fundamental para os formadores e professores adquirirem conhecimentos e competências para mininstrarem formação à distância. Este curso é assim uma mais valia profissional. Após a sua conclusão, estará apto(a) a dar resposta ta às atuais necessidades educativas, formativas e pedagógicas.
Características
Formação Inicial
E-learning
40 Horas
Inscreva-se
Destina-se a formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores de formação e a outros profissionais que pretendam planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning.
Objetivos Gerais
• Planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning;
• Promover o envolvimento, motivação e aprendizagem dos e-formandos.
Objetivos Específicos
• Definir e diferenciar e-learning de formação à distância;
• Identificar vantagens e desvantagens do e-learning;
• Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
• Conhecer competências, funções e atitudes do e-formador;
• Diferenciar e-formador de formador presencial;
• Nomear boas práticas de tutoria;
• Enumerar as potencialidades e diversidades dos recursos da plataforma Moodle;
• Utilizar eficazmente os recursos didáticos na formação e-learning;
• Compreender a importância da tecnologia na área educativa;
• Conceber e-conteúdos de aprendizagem, utilizando diferentes ferramentas multimédia;
• Conhecer o ciclo de criação de e-conteúdos;
• Enumerar as funções e importância da avaliação na formação e-learning;
• Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de avaliação;
• Criar e implementar um projeto formativo em regime e-learning;
• Acompanhar, motivar e avaliar a aprendizagem dos e-formandos.
• Introdução ao E-learning
• Conceitos de E-learning e Formação à distância
• Vantagens e desvantagens do E-learning
• Teorias da aprendizagem em E-Learning
• Perfil do E-formador
• Funções e competências do e-formador
• Diferenças entre e-formador e formador presencial
• Moderação de fóruns / chats
• Net etiqueta
• Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle
• Recursos multimédia: definição e características
• Ferramentas do Moodle
• Conceção de conteúdos digitais
• Conceção e organização de E-conteúdos
• Cuidados a ter em conta
• Ciclo de criação de um e-curso
• Sistema de avaliação em E-learning
• Funções e importância da avaliação em E-learning
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
• Tipos de instrumentos de avaliação
• Projeto prático
• Trabalho de Implementação Pedagógica
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
A avaliação do presente Curso é feita da seguinte forma:
- Avaliação contínua (60% da nota final)
- VLR – Visualização e leitura dos recursos disponibilizados – 10%
- PF – Participação nos fóruns – 20%
- REA – Realização de todas as e-atividades – 30%
- Avaliação Final (40% da nota final)
- TIP – Trabalho de Implementação Pedagógica – 40%
A fórmula da nota final (NF) é:
NF = (VLR x 0,1) + (PF x 0,2) + (REA x 0,3) + (TIP x 0,4)
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20, sendo dado aproveitamento a notas superiores a 10 valores.
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Destina-se a formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores de formação e a outros profissionais que pretendam planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning.
Objetivos Gerais
• Planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning;
• Promover o envolvimento, motivação e aprendizagem dos e-formandos.
Objetivos Específicos
• Definir e diferenciar e-learning de formação à distância;
• Identificar vantagens e desvantagens do e-learning;
• Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
• Conhecer competências, funções e atitudes do e-formador;
• Diferenciar e-formador de formador presencial;
• Nomear boas práticas de tutoria;
• Enumerar as potencialidades e diversidades dos recursos da plataforma Moodle;
• Utilizar eficazmente os recursos didáticos na formação e-learning;
• Compreender a importância da tecnologia na área educativa;
• Conceber e-conteúdos de aprendizagem, utilizando diferentes ferramentas multimédia;
• Conhecer o ciclo de criação de e-conteúdos;
• Enumerar as funções e importância da avaliação na formação e-learning;
• Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de avaliação;
• Criar e implementar um projeto formativo em regime e-learning;
• Acompanhar, motivar e avaliar a aprendizagem dos e-formandos.
• Introdução ao E-learning
• Conceitos de E-learning e Formação à distância
• Vantagens e desvantagens do E-learning
• Teorias da aprendizagem em E-Learning
• Perfil do E-formador
• Funções e competências do e-formador
• Diferenças entre e-formador e formador presencial
• Moderação de fóruns / chats
• Net etiqueta
• Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle
• Recursos multimédia: definição e características
• Ferramentas do Moodle
• Conceção de conteúdos digitais
• Conceção e organização de E-conteúdos
• Cuidados a ter em conta
• Ciclo de criação de um e-curso
• Sistema de avaliação em E-learning
• Funções e importância da avaliação em E-learning
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
• Tipos de instrumentos de avaliação
• Projeto prático
• Trabalho de Implementação Pedagógica
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
Informação Complementar
Características
Características
Formação Inicial
E-learning
40 Horas