Transporte coletivo de crianças – Formação Inicial – TCC
Enquadramento
A condução de veículos afetos ao Transporte Coletivo de Crianças e Jovens só pode ser efetuada por motoristas que possuam um certificado emitido pelo IMT, válido por 5 anos. O curso de Formação Inicial em Transporte Coletivo de Crianças e Jovens até 16 anos capacita os motoristas a realizarem o transporte de crianças e jovens de acordo com a Legislação vigente.
Características
Formação inicial
Presencial ou E-Learning
35 Horas
Inscreva-se
Todos os que garantirem a idoneidade e aptidão física e psicológica especifica para a atividade de motorista de transporte coletivo de crianças, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.
Objetivo geral :
A Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.
Objetivos específicos :
• Reconhecer e identificar os riscos da condução;
• Reconhecer e utilizar os dispositivos de segurança ativa e passiva;
• Saber reconhecer, realizar ou promover a manutenção diária do veículo;
• Prevenir os acidentes com crianças e saber utilizar corretamente os SRC e cintos de segurança;
• Reconhecer a sinalização rodoviária;
• Identificar os sinais dos agentes e dos condutores;
• Indicar responsáveis e beneficiários em caso de danos;
• Conhecer, interpretar e aplicar as leis que regulam o transporte coletivo de crianças;
• Identificar os SRC e utilizá-los de forma correta;
• Conhecer as infrações decorrentes de incumprimentos e respetivas coimas;
• Identificar o sistema de circulação rodoviária e as partes integrantes;
• Identificar e implementar uma condução racional;
• Reconhecer os riscos decorrentes do excesso de velocidade e os procedimentos adequados;
• Adotar efetivamente uma atitude defensiva;
• Identificar e aplicar as normas corretas no transporte de passageiros;
• Adotar um comportamento cívico perante os restantes utentes da via;
• Utilizar comportamentos de condução ecológicos;
• Conhecer os riscos de uma alimentação incorreta na função da condução;
• Identificar os riscos decorrentes da interação dos medicamentos e álcool na segurança rodoviária;
• Conhecer os riscos decorrentes de alterações emocionais no exercício da condução;
• Identificar a importância dos diversos sentidos na segurança rodoviária;
• Conhecer e respeitar os tempos de trabalho e repouso indispensáveis ao seguro desempenho da atividade de motorista;
• Identificar e comunicar corretamente situações de emergência;
• Reconhecer princípios gerais do socorrismo;
• Conhecer e aplicar as técnicas corretas do SBV no adulto e criança;
• Deslocar e apoiar corretamente vítimas de acidente;
• Identificar e evitar riscos para o socorrista;
• Reconhecer que os nossos estereótipos e preconceitos influenciam a nossa maneira de comunicar e de nos relacionarmos com os outros;
• Identificar dificuldades no processo de comunicação;
• Diferenciar os quatro tipos de atitudes: passiva, agressiva, manipuladora e assertiva;
• Adotar a técnica da assertividade na gestão de conflitos;
• Efetuar uma gestão correta das reclamações;
• Adotar competências comunicacionais ideais para com as crianças e jovens.
• Prevenção rodoviária
• Legislação rodoviária
• Legislação sobre transporte escolar / crianças
• Teoria e prática da condução
• Aspetos psicossociológicos da função de motorista
• Primeiros socorros
• Relacionamento interpessoal
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Todos os que garantirem a idoneidade e aptidão física e psicológica especifica para a atividade de motorista de transporte coletivo de crianças, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.
Objetivo geral :
A Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.
Objetivos específicos :
• Reconhecer e identificar os riscos da condução;
• Reconhecer e utilizar os dispositivos de segurança ativa e passiva;
• Saber reconhecer, realizar ou promover a manutenção diária do veículo;
• Prevenir os acidentes com crianças e saber utilizar corretamente os SRC e cintos de segurança;
• Reconhecer a sinalização rodoviária;
• Identificar os sinais dos agentes e dos condutores;
• Indicar responsáveis e beneficiários em caso de danos;
• Conhecer, interpretar e aplicar as leis que regulam o transporte coletivo de crianças;
• Identificar os SRC e utilizá-los de forma correta;
• Conhecer as infrações decorrentes de incumprimentos e respetivas coimas;
• Identificar o sistema de circulação rodoviária e as partes integrantes;
• Identificar e implementar uma condução racional;
• Reconhecer os riscos decorrentes do excesso de velocidade e os procedimentos adequados;
• Adotar efetivamente uma atitude defensiva;
• Identificar e aplicar as normas corretas no transporte de passageiros;
• Adotar um comportamento cívico perante os restantes utentes da via;
• Utilizar comportamentos de condução ecológicos;
• Conhecer os riscos de uma alimentação incorreta na função da condução;
• Identificar os riscos decorrentes da interação dos medicamentos e álcool na segurança rodoviária;
• Conhecer os riscos decorrentes de alterações emocionais no exercício da condução;
• Identificar a importância dos diversos sentidos na segurança rodoviária;
• Conhecer e respeitar os tempos de trabalho e repouso indispensáveis ao seguro desempenho da atividade de motorista;
• Identificar e comunicar corretamente situações de emergência;
• Reconhecer princípios gerais do socorrismo;
• Conhecer e aplicar as técnicas corretas do SBV no adulto e criança;
• Deslocar e apoiar corretamente vítimas de acidente;
• Identificar e evitar riscos para o socorrista;
• Reconhecer que os nossos estereótipos e preconceitos influenciam a nossa maneira de comunicar e de nos relacionarmos com os outros;
• Identificar dificuldades no processo de comunicação;
• Diferenciar os quatro tipos de atitudes: passiva, agressiva, manipuladora e assertiva;
• Adotar a técnica da assertividade na gestão de conflitos;
• Efetuar uma gestão correta das reclamações;
• Adotar competências comunicacionais ideais para com as crianças e jovens.
• Prevenção rodoviária
• Legislação rodoviária
• Legislação sobre transporte escolar / crianças
• Teoria e prática da condução
• Aspetos psicossociológicos da função de motorista
• Primeiros socorros
• Relacionamento interpessoal
Informação Complementar
Documentos Obrigatórios para Inscrição e emissão do cartão
• Documento de Identificação
• Carta condução (com pelo menos 2 anos)
• Registo criminal
• Registo de infrações do condutor (Obtido na ANSR)
• Atestado médico (Pode realizá-lo nas nossas instalações)
• Exame psicotécnico (Pode realizá-lo nas nossas instalações)
• Averbamento do Grupo II.
Características
Características
Formação inicial
Presencial ou E-Learning
35 Horas