CAM – Formação Inicial Acelerada para Motoristas de Veículos Pesados de Passageiros
Enquadramento
A formação inicial acelerada de 140 horas é obrigatória para quem se propuser conduzir veículos pesados de mercadorias ou passageiros e deve ser renovada de cinco em cinco anos, com 35 h de formação, a contar da data de realização do exame, antes do fim da validade do CQM, ou no máximo até 5 anos após a caducidade do mesmo, regulamentado pelo Decreto-Lei nº 126/2009 de 27 de maio, e pelo Decreto-Lei 102-C/2020 de 9 de dezembro.
Características
Formação inicial
Presencial ou B-learning
140 Horas
Inscreva-se
Motoristas com mais de 21 anos, com carta de condução das categorias C; C+E, ou D; D+E que tenham obtido a sua carta de condução após 9 de setembro de 2009 no caso das mercadorias ou 9 de setembro de 2008 nos passageiros, ou ainda todos os que tenham carta de condução obtida antes das datas identificadas, mas que nunca fizeram formação inicial ou que deixaram caducar a certificação, entende-se a caducidade sempre que a certificação esteja caducada há mais de 5 anos
Objetivo Geral :
A formação visa a aquisição dos conhecimentos e aptidões práticas necessárias, de forma a desempenhar com elevados padrões de qualidade e segurança, a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Mercadorias ou Passageiros (nacional e internacional), tem em vista a aprovação em exame a realizar no IMT e a obtenção do CAM e da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.
Objetivos Específicos :
• Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização;
• Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos;
• Saber otimizar o consumo de combustível;
• Saber assegurar a segurança;
• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo; Conhecer o ambiente social
do transporte rodoviário e a sua regulamentação;
• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;
• Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho;
• Saber prevenir a criminalidade e tráfico de clandestinos;
• Saber prevenir os riscos físicos;
• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
• Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados;
• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte;
• Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de passageiros e a organização do mercado;
• Conhecer as atuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras;
• Aperfeiçoar a condução racional baseada nas regras de segurança.
• Mecânica e eletrónica
• Condução defensiva, económica e ambiental
• Regulamentação laboral
• Regulamentação da atividade
• Sinistralidade
• Prevenção da criminalidade no transporte
• Saúde, segurança e higiene no trabalho
• Situações de emergência e primeiros socorros
• Relações interpessoais e qualidade do serviço
• Contexto económico e organização empresarial
• Tecnologias de informação e comunicação
• Formação prática – condução
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua:
1-5 Valores
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Motoristas com mais de 21 anos, com carta de condução das categorias C; C+E, ou D; D+E que tenham obtido a sua carta de condução após 9 de setembro de 2009 no caso das mercadorias ou 9 de setembro de 2008 nos passageiros, ou ainda todos os que tenham carta de condução obtida antes das datas identificadas, mas que nunca fizeram formação inicial ou que deixaram caducar a certificação, entende-se a caducidade sempre que a certificação esteja caducada há mais de 5 anos
Objetivo Geral :
A formação visa a aquisição dos conhecimentos e aptidões práticas necessárias, de forma a desempenhar com elevados padrões de qualidade e segurança, a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Mercadorias ou Passageiros (nacional e internacional), tem em vista a aprovação em exame a realizar no IMT e a obtenção do CAM e da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.
Objetivos Específicos :
• Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização;
• Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos;
• Saber otimizar o consumo de combustível;
• Saber assegurar a segurança;
• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo; Conhecer o ambiente social
do transporte rodoviário e a sua regulamentação;
• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;
• Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho;
• Saber prevenir a criminalidade e tráfico de clandestinos;
• Saber prevenir os riscos físicos;
• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
• Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados;
• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte;
• Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de passageiros e a organização do mercado;
• Conhecer as atuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras;
• Aperfeiçoar a condução racional baseada nas regras de segurança.
• Mecânica e eletrónica
• Condução defensiva, económica e ambiental
• Regulamentação laboral
• Regulamentação da atividade
• Sinistralidade
• Prevenção da criminalidade no transporte
• Saúde, segurança e higiene no trabalho
• Situações de emergência e primeiros socorros
• Relações interpessoais e qualidade do serviço
• Contexto económico e organização empresarial
• Tecnologias de informação e comunicação
• Formação prática – condução
Informação Complementar
Documentos Obrigatórios para Inscrição na Formação:
• Documento de Identificação
• Carta de condução
Exame final:
• O exame final desta formação, é realizado após término da formação em todas as delegações do IMT.
• O exame é composto por 60 questões de escolha múltipla, onde necessita de acertar 60% (36 questões) para obter aprovação.
Características
Características
Formação inicial
Presencial ou B-learning
140 Horas