Prevenção e combate a incêndios – UFCD 4798
Enquadramento
A formação visa habilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos acerca dos princípios fundamentais da prevenção e do combate a incêndios, que podem ser aplicados para a segurança dos utilizadores de qualquer tipo de instalação tanto industrial, como comercial, de serviço ou residencial.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Profissionais ativos, empregados e desempregados que desempenhem funções relacionadas com o plano de emergência das empresas ou que no exercício das funções tenham necessidade de ter conhecimentos na área de prevenção e combate a incêndios. Esta formação interessará a todos aqueles que pretendam adquirir ou reciclar conhecimentos sobre os procedimentos a cumprir para prevenir ou combater incêndios.
Objetivo geral :
• Utilizar os meios de 1.ª intervenção.
• Aplicar técnicas de 1.ª intervenção em primeiros socorros.
• Aplicar os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.
Objetivos específicos :
• Compreender o que são planos de emergência e conhecer as suas metodologias, meios e equipamentos necessários;
• Saber implementar os procedimentos em emergência;
• Conhecer os critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros;
• Saber como é constituído o fogo;
• Conhecer os agentes extintores e os métodos de extinção;
• Saber aplicar estratégias e táticas de ataque;
• Conhecer os equipamentos de proteção individual e respetivas características;
• Compreender a organização das equipas de intervenção;
• Conhecer os diferentes tipos de emergência;
• Planos de emergência: metodologias, meios e equipamentos necessários;
• Procedimentos em emergência;
• Critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros;
• O fogo, agentes extintores e métodos de extinção;
• Estratégias e táticas de ataque;
• Equipamentos de proteção individual e respetivas características;
• Organização das equipas de intervenção;
• Tipos de emergência;
• Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil.
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Profissionais ativos, empregados e desempregados que desempenhem funções relacionadas com o plano de emergência das empresas ou que no exercício das funções tenham necessidade de ter conhecimentos na área de prevenção e combate a incêndios. Esta formação interessará a todos aqueles que pretendam adquirir ou reciclar conhecimentos sobre os procedimentos a cumprir para prevenir ou combater incêndios.
Objetivo geral :
• Utilizar os meios de 1.ª intervenção.
• Aplicar técnicas de 1.ª intervenção em primeiros socorros.
• Aplicar os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.
Objetivos específicos :
• Compreender o que são planos de emergência e conhecer as suas metodologias, meios e equipamentos necessários;
• Saber implementar os procedimentos em emergência;
• Conhecer os critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros;
• Saber como é constituído o fogo;
• Conhecer os agentes extintores e os métodos de extinção;
• Saber aplicar estratégias e táticas de ataque;
• Conhecer os equipamentos de proteção individual e respetivas características;
• Compreender a organização das equipas de intervenção;
• Conhecer os diferentes tipos de emergência;
• Planos de emergência: metodologias, meios e equipamentos necessários;
• Procedimentos em emergência;
• Critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros;
• O fogo, agentes extintores e métodos de extinção;
• Estratégias e táticas de ataque;
• Equipamentos de proteção individual e respetivas características;
• Organização das equipas de intervenção;
• Tipos de emergência;
• Entidades e organismos responsáveis pela proteção civil.
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas