Higiene e segurança alimentar – UFCD 3296
Enquadramento
A alteração dos hábitos alimentares provocou um aumento do número de fases na cadeia alimentar, desde a produção primária até ao consumidor. Em todas tem de haver um controlo rigoroso por técnicos com formação, de modo a que os alimentos produzidos sejam seguros. Com este curso irá aprender a implementar boas práticas de higiene e segurança alimentar.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de higiene e segurança alimentar, que desenvolvam a sua atividade em qualquer sector do ramo alimentar, bem como todos os interessados nesta área de formação.
Objetivo geral :
Conhecer e implementar boas práticas de higiene e segurança alimentar.
Objetivos específicos :
Desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos.
• Noções de microbiologia
• Noções de higiene
• Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
• Noções de limpeza e desinfeção
• Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de higiene e segurança alimentar, que desenvolvam a sua atividade em qualquer sector do ramo alimentar, bem como todos os interessados nesta área de formação.
Objetivo geral :
Conhecer e implementar boas práticas de higiene e segurança alimentar.
Objetivos específicos :
Desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos.
• Noções de microbiologia
• Noções de higiene
• Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
• Noções de limpeza e desinfeção
• Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas