CAM – Motoristas de Veículos Pesados de Passageiros – Formação contínua

Enquadramento

Para o exercício da profissão de motorista de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias ou passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), averbamento na carta de condução do Código 95, a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), de acordo com o Decreto-Lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro. A certificação tem validade de 5 anos.

Características

Formação continua

Presencial ou E-learning

35 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Titulares de carta de condução válida para veículos das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E (passageiros) com CQM válido ou caducado há menos de 5 anos.

Objetivos Gerais :

Para o exercício da profissão de motorista de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias ou passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), averbamento na carta de condução do Código 95, a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), de acordo com o Decreto-Lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro. A certificação tem validade de 5 anos.

 

Objetivos Específicos :

• Atualizar os conhecimentos fundamentais para a atividade do motorista, com especial ênfase na segurança rodoviária e na racionalização do combustível;

• Aprofundar o estudo das regras de segurança e condução defensiva; regulamentações; saúde, segurança rodoviária e ambiental, serviço e logística; e otimização da condução individual;

• Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação;

• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;

• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

• Saber otimizar o consumo de combustível;

• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;

• Usar devidamente o tacógrafo;

• Cumprir a legislação em vigor;

• Aplicar a regulamentação nacional e internacional em vigor;

• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;

• Saber prevenir os riscos físicos;

• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;

• Adotar uma postura adequada à imagem a transmitir pela empresa que representa;

• Conhecer os papéis a desempenhar;

• Fazer cumprir uma manutenção eficaz do veículo;

• Manter uma postura assertiva com todos os intervenientes no transporte.

• Mecânica e eletrónica

• Condução defensiva, económica e ambiental

• Regulamentação da atividade

• Sinistralidade

• Saúde, segurança e higiene no trabalho

• Tecnologias de informação e comunicação

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Titulares de carta de condução válida para veículos das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E (passageiros) com CQM válido ou caducado há menos de 5 anos.

Objetivos Gerais :

Para o exercício da profissão de motorista de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias ou passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), averbamento na carta de condução do Código 95, a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), de acordo com o Decreto-Lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro. A certificação tem validade de 5 anos.

 

Objetivos Específicos :

• Atualizar os conhecimentos fundamentais para a atividade do motorista, com especial ênfase na segurança rodoviária e na racionalização do combustível;

• Aprofundar o estudo das regras de segurança e condução defensiva; regulamentações; saúde, segurança rodoviária e ambiental, serviço e logística; e otimização da condução individual;

• Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação;

• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;

• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte.

• Saber otimizar o consumo de combustível;

• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;

• Usar devidamente o tacógrafo;

• Cumprir a legislação em vigor;

• Aplicar a regulamentação nacional e internacional em vigor;

• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de passageiros;

• Saber prevenir os riscos físicos;

• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;

• Adotar uma postura adequada à imagem a transmitir pela empresa que representa;

• Conhecer os papéis a desempenhar;

• Fazer cumprir uma manutenção eficaz do veículo;

• Manter uma postura assertiva com todos os intervenientes no transporte.

• Mecânica e eletrónica

• Condução defensiva, económica e ambiental

• Regulamentação da atividade

• Sinistralidade

• Saúde, segurança e higiene no trabalho

• Tecnologias de informação e comunicação

Informação Complementar

Documentos Obrigatórios para Inscrição na Formação:

 

• Documento de Identificação

• Carta de condução

• CQM

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-learning

35 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional