Carta de Condução por Pontos – Formação Voluntária

Enquadramento
O regime de carta por pontos introduzido pela Lei nº 116/2015, de 28 de Agosto, no Código da Estrada prevê a atribuição de 1 ponto, por cada período correspondente à revalidação da carta de condução, sem registo de crimes rodoviários, e não ultrapassando o limite de 16 pontos, a condutores que frequentem voluntariamente uma ação de formação, de acordo com as regras fixadas em regulamento.
Características
Formação continua
Presencial
8 Horas
Inscreva-se
Condutores que pretendam a atribuição de 1 ponto na carta de condução, em cada período para a sua revalidação
Objetivo Geral :
Adquirir conhecimentos básicos de segurança rodoviária.
Objetivos específicos :
• Conhecer e aplicar eficazmente no dia-a-dia o Código da Estrada;
• Compreender os procedimentos de contraordenações rodoviárias;
• Conhecer o Regulamento de Sinalização do Trânsito;
• Compreender o sistema de circulação rodoviária e todos os seus elementos.
• Breve análise do Código da Estrada
• Breve análise do processo das contraordenações rodoviárias
• Breve análise do Regulamento de Sinalização do Trânsito
• O sistema de circulação rodoviária: o homem, o veículo e a sua dinâmica, a via e as condições ambientais, o respeito pelos utilizadores vulneráveis
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.


Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial
8 Horas