Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego – UFCD 8599
Enquadramento
Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. A presença de competências de comunicação eficaz e assertiva são atualmente altamente valorizadas no mercado de trabalho. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais e de técnicas de procura de emprego.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo geral :
• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Objetivos específicos :
• Explicar o conceito de assertividade.
• Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
• Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
• Definir o conceito de inteligência emocional.
• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
• Identificar e selecionar anúncios de emprego.
• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
• Comunicação assertiva
• Assertividade no relacionamento interpessoal
• Assertividade no contexto socioprofissional
• Técnicas de assertividade em contexto profissional
• Origens e fontes de conflito na empresa
• Impacto da comunicação no relacionamento humano
• Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
• Atitude tranquila numa situação de conflito
• Inteligência emocional e gestão de comportamentos
• Modalidades de trabalho
• Mercado de trabalho visível e encoberto
• Pesquisa de informação para procura de emprego
• Medidas ativas de emprego e formação
• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
• Rede de contactos
• Curriculum vitae
• Anúncios de emprego
• Candidatura espontânea
• Entrevista de emprego
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo geral :
• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego
Objetivos específicos :
• Explicar o conceito de assertividade.
• Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
• Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
• Definir o conceito de inteligência emocional.
• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
• Identificar e selecionar anúncios de emprego.
• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
• Comunicação assertiva
• Assertividade no relacionamento interpessoal
• Assertividade no contexto socioprofissional
• Técnicas de assertividade em contexto profissional
• Origens e fontes de conflito na empresa
• Impacto da comunicação no relacionamento humano
• Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
• Atitude tranquila numa situação de conflito
• Inteligência emocional e gestão de comportamentos
• Modalidades de trabalho
• Mercado de trabalho visível e encoberto
• Pesquisa de informação para procura de emprego
• Medidas ativas de emprego e formação
• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
• Rede de contactos
• Curriculum vitae
• Anúncios de emprego
• Candidatura espontânea
• Entrevista de emprego
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas