Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego – UFCD 8599

Enquadramento

Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. A presença de competências de comunicação eficaz e assertiva são atualmente altamente valorizadas no mercado de trabalho. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais e de técnicas de procura de emprego.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral : 

• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional

• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego

 

Objetivos específicos : 

• Explicar o conceito de assertividade.

• Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.

• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.

• Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.

• Definir o conceito de inteligência emocional.

• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.

• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

• Identificar e selecionar anúncios de emprego.

• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

• Comunicação assertiva

• Assertividade no relacionamento interpessoal

• Assertividade no contexto socioprofissional

• Técnicas de assertividade em contexto profissional

• Origens e fontes de conflito na empresa

• Impacto da comunicação no relacionamento humano

• Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

• Atitude tranquila numa situação de conflito

• Inteligência emocional e gestão de comportamentos

• Modalidades de trabalho

• Mercado de trabalho visível e encoberto

• Pesquisa de informação para procura de emprego

• Medidas ativas de emprego e formação

• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

• Rede de contactos

• Curriculum vitae

• Anúncios de emprego

• Candidatura espontânea

• Entrevista de emprego

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral : 

• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional

• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego

 

Objetivos específicos : 

• Explicar o conceito de assertividade.

• Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.

• Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.

• Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.

• Definir o conceito de inteligência emocional.

• Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

• Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.

• Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

• Identificar e selecionar anúncios de emprego.

• Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

• Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

• Comunicação assertiva

• Assertividade no relacionamento interpessoal

• Assertividade no contexto socioprofissional

• Técnicas de assertividade em contexto profissional

• Origens e fontes de conflito na empresa

• Impacto da comunicação no relacionamento humano

• Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

• Atitude tranquila numa situação de conflito

• Inteligência emocional e gestão de comportamentos

• Modalidades de trabalho

• Mercado de trabalho visível e encoberto

• Pesquisa de informação para procura de emprego

• Medidas ativas de emprego e formação

• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

• Rede de contactos

• Curriculum vitae

• Anúncios de emprego

• Candidatura espontânea

• Entrevista de emprego

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional