Formação Inicial Acelerada para Motoristas de Veículos Pesados de Mercadorias (CAM)

Enquadramento

A formação inicial acelerada de 140 horas é obrigatória para quem se propuser conduzir veículos pesados de mercadorias ou passageiros e deve ser renovada de cinco em cinco anos, realizando a formação continua com a duração de 35 horas de formação.

Características

Formação inicial

Presencial ou B-learning

140 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Motoristas com mais de 21 anos, com carta de condução das categorias C ou C+E. Esta formação é obrigatória para todos os condutores que, independentemente da data de obtenção da carta de condução, nunca tenham frequentado formação de CAM. Também é obrigatória para todos que tenham o seu CAM caducado à mais de 5 anos.

Objetivo Geral :

 

A formação visa a aquisição dos conhecimentos e aptidões teórico-práticas necessárias, de forma a desempenhar com elevados padrões de qualidade e segurança, a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Mercadorias (nacional e/ou internacional), tem em vista a aprovação em exame a realizar no IMT para obtenção do CAM e da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.

 

Objetivos Específicos :

 

•  Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização;
• Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos;
• Saber otimizar o consumo de combustível;
• Saber assegurar a segurança;
• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;
• Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação;
• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias;
• Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho;
• Saber prevenir a criminalidade e tráfico de clandestinos;
• Saber prevenir os riscos físicos;
• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
• Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados;
• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte;
• Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado;
• Conhecer as atuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras.
• Aperfeiçoar a condução racional baseada nas regras de segurança.

• Mecânica e eletrónica (7 horas)

• Condução defensiva, económica e ambiental (21 horas)

• Regulamentação laboral (7 horas)

• Regulamentação da atividade (14 horas)

• Sinistralidade (14 horas)

• Prevenção da criminalidade no transporte (7 horas)

• Saúde, segurança e higiene no trabalho (7 horas)

• Situações de emergência e primeiros socorros (7 horas)

• Relações interpessoais e qualidade do serviço (14 horas)

• Contexto económico e organização empresarial (14 horas)

• Tecnologias de informação e comunicação (14 horas)

• Formação prática – condução (14 horas)

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos, sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Motoristas com mais de 21 anos, com carta de condução das categorias C ou C+E. Esta formação é obrigatória para todos os condutores que, independentemente da data de obtenção da carta de condução, nunca tenham frequentado formação de CAM. Também é obrigatória para todos que tenham o seu CAM caducado à mais de 5 anos.

Objetivo Geral :

 

A formação visa a aquisição dos conhecimentos e aptidões teórico-práticas necessárias, de forma a desempenhar com elevados padrões de qualidade e segurança, a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Mercadorias (nacional e/ou internacional), tem em vista a aprovação em exame a realizar no IMT para obtenção do CAM e da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.

 

Objetivos Específicos :

 

•  Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização;
• Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos;
• Saber otimizar o consumo de combustível;
• Saber assegurar a segurança;
• Ser capaz de assegurar uma carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo;
• Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação;
• Conhecer a regulamentação relativa ao transporte de mercadorias;
• Ficar sensibilizado para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho;
• Saber prevenir a criminalidade e tráfico de clandestinos;
• Saber prevenir os riscos físicos;
• Ter consciência da importância da aptidão física e mental;
• Estar apto a avaliar situações de emergência e a aplicar procedimentos adequados;
• Saber adotar comportamentos que contribuam para a valorização da imagem de marca de uma empresa de serviços de transporte;
• Conhecer o contexto económico do transporte rodoviário de mercadorias e a organização do mercado;
• Conhecer as atuais tecnologias disponíveis para utilização no sistema de transportes e ter noção das tendências futuras.
• Aperfeiçoar a condução racional baseada nas regras de segurança.

• Mecânica e eletrónica (7 horas)

• Condução defensiva, económica e ambiental (21 horas)

• Regulamentação laboral (7 horas)

• Regulamentação da atividade (14 horas)

• Sinistralidade (14 horas)

• Prevenção da criminalidade no transporte (7 horas)

• Saúde, segurança e higiene no trabalho (7 horas)

• Situações de emergência e primeiros socorros (7 horas)

• Relações interpessoais e qualidade do serviço (14 horas)

• Contexto económico e organização empresarial (14 horas)

• Tecnologias de informação e comunicação (14 horas)

• Formação prática – condução (14 horas)

Informação Complementar

Documentos Obrigatórios para Inscrição na Formação:

• Documento de Identificação

• Carta de condução

 

Exame final:

• O exame final desta formação, é realizado após término da formação numa das delegações distritais do IMT, à escolha do formando.

• O exame é composto por 60 questões de escolha múltipla, onde necessita de acertar 60% (36 questões) para obter aprovação.

Características

Características

Formação inicial

Presencial ou B-learning

140 Horas

Inscreva-se

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