Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego – UFCD 8598

Enquadramento

Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. A presença de competências de desenvolvimento pessoal são atualmente altamente valorizadas pelos empregadores.  O presente curso pretende dotá-lo dessas competências pessoais, sociais e de técnicas de procura de emprego.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral : 

Aplicar técnicas de desenvolvimento pessoal em contexto pessoal e socioprofissional

Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego

 

Objetivo específico : 

Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem.

Identificar competências adquiridas ao longo da vida.

Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade.

Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores.

Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego.

Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

Identificar e selecionar anúncios de emprego.

Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

• Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas
• Atitude empreendedora/proactiva
• Competências valorizadas pelos empregadores – transferíveis entre os diferentes contextos laborais
• Competências relacionais
• Competências criativas
• Competências de gestão do tempo
• Competências de gestão da informação
• Competências de tomada de decisão
• Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
• Modalidades de trabalho
• Mercado de trabalho visível e encoberto
• Pesquisa de informação para procura de emprego
• Medidas ativas de emprego e formação
• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
• Rede de contactos (sociais ou relacionais)
• Curriculum vitae
• Anúncios de emprego
• Candidatura espontânea
• Entrevista de emprego

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral : 

Aplicar técnicas de desenvolvimento pessoal em contexto pessoal e socioprofissional

Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego

 

Objetivo específico : 

Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem.

Identificar competências adquiridas ao longo da vida.

Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade.

Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores.

Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego.

Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

Identificar e selecionar anúncios de emprego.

Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

• Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas
• Atitude empreendedora/proactiva
• Competências valorizadas pelos empregadores – transferíveis entre os diferentes contextos laborais
• Competências relacionais
• Competências criativas
• Competências de gestão do tempo
• Competências de gestão da informação
• Competências de tomada de decisão
• Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
• Modalidades de trabalho
• Mercado de trabalho visível e encoberto
• Pesquisa de informação para procura de emprego
• Medidas ativas de emprego e formação
• Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
• Rede de contactos (sociais ou relacionais)
• Curriculum vitae
• Anúncios de emprego
• Candidatura espontânea
• Entrevista de emprego

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional