Ergonomia e movimentação manual de cargas – UFCD 8986
Enquadramento
Respondendo aos requisitos legais sobre formação, a presente ação de formação pretende que o condutor/operador obtenha competências sobre um conjunto de regras de segurança que devem estar sempre presentes na atividade. É esperado que no final da presente ação de formação os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e seguro e consequentemente menos perigoso.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Profissionais que realizem movimentação manual de cargas auxiliados ou não por equipamentos.
Objetivo Geral :
Desenvolver conhecimentos e competências gerais de ergonomia e movimentação manual de cargas.
Objetivos Específicos :
• Identificar os conceitos e princípios fundamentais de ergonomia.
• Aplicar as regras de segurança na movimentação manual de cargas.
• Aplicar as regras de movimentação de cargas com porta paletes.
• Enquadramento
• Ergonomia: trabalho sentado
• Ergonomia Postura de pé
• Movimentação de manual de cargas
• Movimentação com porta paletes manual e outros equipamentos
• Ginástica laboral
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Profissionais que realizem movimentação manual de cargas auxiliados ou não por equipamentos.
Objetivo Geral :
Desenvolver conhecimentos e competências gerais de ergonomia e movimentação manual de cargas.
Objetivos Específicos :
• Identificar os conceitos e princípios fundamentais de ergonomia.
• Aplicar as regras de segurança na movimentação manual de cargas.
• Aplicar as regras de movimentação de cargas com porta paletes.
• Enquadramento
• Ergonomia: trabalho sentado
• Ergonomia Postura de pé
• Movimentação de manual de cargas
• Movimentação com porta paletes manual e outros equipamentos
• Ginástica laboral
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas