Formação de e-Formadores

Enquadramento

Numa sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação assumem um papel primordial, torna-se fundamental para os formadores e professores adquirirem conhecimentos e competências para mininstrarem formação à distância. Este curso é assim uma mais valia profissional. Após a sua conclusão, estará apto(a) a dar resposta ta às atuais necessidades educativas, formativas e pedagógicas.

Características

Formação Inicial

E-learning

40 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Destina-se a formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores de formação e a outros profissionais que pretendam planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning.

Objetivos Gerais

• Planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning;

• Promover o envolvimento, motivação e aprendizagem dos e-formandos.

 

Objetivos Específicos 

• Definir e diferenciar e-learning de formação à distância;

• Identificar vantagens e desvantagens do e-learning;

• Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;

• Conhecer competências, funções e atitudes do e-formador;

• Diferenciar e-formador de formador presencial;

• Nomear boas práticas de tutoria;

• Enumerar as potencialidades e diversidades dos recursos da plataforma Moodle;

• Utilizar eficazmente os recursos didáticos na formação e-learning;

• Compreender a importância da tecnologia na área educativa;

• Conceber e-conteúdos de aprendizagem, utilizando diferentes ferramentas multimédia;

• Conhecer o ciclo de criação de e-conteúdos;

• Enumerar as funções e importância da avaliação na formação e-learning;

• Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de avaliação;

• Criar e implementar um projeto formativo em regime e-learning;

• Acompanhar, motivar e avaliar a aprendizagem dos e-formandos.

• Introdução ao E-learning
• Conceitos de E-learning e Formação à distância
• Vantagens e desvantagens do E-learning
• Teorias da aprendizagem em E-Learning
• Perfil do E-formador
• Funções e competências do e-formador
• Diferenças entre e-formador e formador presencial
• Moderação de fóruns / chats
• Net etiqueta
• Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle
• Recursos multimédia: definição e características
• Ferramentas do Moodle
• Conceção de conteúdos digitais
• Conceção e organização de E-conteúdos
• Cuidados a ter em conta
• Ciclo de criação de um e-curso
• Sistema de avaliação em E-learning
• Funções e importância da avaliação em E-learning
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
• Tipos de instrumentos de avaliação
• Projeto prático
• Trabalho de Implementação Pedagógica
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação

A avaliação do presente Curso é feita da seguinte forma:

  • Avaliação contínua (60% da nota final)
  • VLR – Visualização e leitura dos recursos disponibilizados – 10%
  • PF – Participação nos fóruns – 20%
  • REA – Realização de todas as e-atividades – 30%
  • Avaliação Final (40% da nota final)
  • TIP – Trabalho de Implementação Pedagógica – 40%

A fórmula da nota final (NF) é:

NF = (VLR x 0,1) + (PF x 0,2) + (REA x 0,3) + (TIP x 0,4)

Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20, sendo dado aproveitamento a notas superiores a 10 valores.

Destina-se a formadores, professores, técnicos de formação, coordenadores pedagógicos, gestores de formação e a outros profissionais que pretendam planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning.

Objetivos Gerais

• Planear, implementar, dinamizar e avaliar cursos de formação em regime e-learning;

• Promover o envolvimento, motivação e aprendizagem dos e-formandos.

 

Objetivos Específicos 

• Definir e diferenciar e-learning de formação à distância;

• Identificar vantagens e desvantagens do e-learning;

• Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;

• Conhecer competências, funções e atitudes do e-formador;

• Diferenciar e-formador de formador presencial;

• Nomear boas práticas de tutoria;

• Enumerar as potencialidades e diversidades dos recursos da plataforma Moodle;

• Utilizar eficazmente os recursos didáticos na formação e-learning;

• Compreender a importância da tecnologia na área educativa;

• Conceber e-conteúdos de aprendizagem, utilizando diferentes ferramentas multimédia;

• Conhecer o ciclo de criação de e-conteúdos;

• Enumerar as funções e importância da avaliação na formação e-learning;

• Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de avaliação;

• Criar e implementar um projeto formativo em regime e-learning;

• Acompanhar, motivar e avaliar a aprendizagem dos e-formandos.

• Introdução ao E-learning
• Conceitos de E-learning e Formação à distância
• Vantagens e desvantagens do E-learning
• Teorias da aprendizagem em E-Learning
• Perfil do E-formador
• Funções e competências do e-formador
• Diferenças entre e-formador e formador presencial
• Moderação de fóruns / chats
• Net etiqueta
• Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle
• Recursos multimédia: definição e características
• Ferramentas do Moodle
• Conceção de conteúdos digitais
• Conceção e organização de E-conteúdos
• Cuidados a ter em conta
• Ciclo de criação de um e-curso
• Sistema de avaliação em E-learning
• Funções e importância da avaliação em E-learning
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação
• Tipos de instrumentos de avaliação
• Projeto prático
• Trabalho de Implementação Pedagógica
• Níveis de avaliação
• Tipos de avaliação

Informação Complementar

Características

Características

Formação Inicial

E-learning

40 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional