Gestão de Conflitos – UFCD 1531
Enquadramento
Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional, originando, por vezes, a conflitos. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais por forma a desenvolver e manter relações sociais satisfatórias e saudáveis, minimizando a sua ocorrência.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Saber gerir conflitos eficazmente.
Objetivos Específicos :
• Diferenciar efeitos positivos e negativos dos conflitos
• Conhecer as causas dos conflitos e tensões
• Compreender a importância e utilizar a comunicação assertiva
• Analisar e diagnosticar as situações de conflito
• Definir as características, conceitos e tipos de negociação
• Utilizar o acordo como técnica de negociação
• Saber gerir os desacordos de forma construtiva
• Efeitos positivos e negativos dos conflitos
• Causas dos conflitos
• Causas de tensões
• Comunicação assertiva
• Modos de lidar com conflitos
• Competências de análise e diagnóstico de situações
• Componentes da gestão emocional
• Quadro de competência emocional
• Caracterização, conceito e tipologia da negociação
• O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
• Gestão construtiva de desacordos
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Saber gerir conflitos eficazmente.
Objetivos Específicos :
• Diferenciar efeitos positivos e negativos dos conflitos
• Conhecer as causas dos conflitos e tensões
• Compreender a importância e utilizar a comunicação assertiva
• Analisar e diagnosticar as situações de conflito
• Definir as características, conceitos e tipos de negociação
• Utilizar o acordo como técnica de negociação
• Saber gerir os desacordos de forma construtiva
• Efeitos positivos e negativos dos conflitos
• Causas dos conflitos
• Causas de tensões
• Comunicação assertiva
• Modos de lidar com conflitos
• Competências de análise e diagnóstico de situações
• Componentes da gestão emocional
• Quadro de competência emocional
• Caracterização, conceito e tipologia da negociação
• O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
• Gestão construtiva de desacordos
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas