Gestão de Conflitos – UFCD 1531

Enquadramento

Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional, originando, por vezes, a conflitos. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais por forma a desenvolver e manter relações sociais satisfatórias e saudáveis, minimizando a sua ocorrência.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo Geral :

Saber gerir conflitos eficazmente.

 

Objetivos Específicos :

• Diferenciar efeitos positivos e negativos dos conflitos

• Conhecer as causas dos conflitos e tensões

• Compreender a importância e utilizar a comunicação assertiva

• Analisar e diagnosticar as situações de conflito

• Definir as características, conceitos e tipos de negociação

• Utilizar o acordo como técnica de negociação

• Saber gerir os desacordos de forma construtiva

 

• Efeitos positivos e negativos dos conflitos

• Causas dos conflitos

• Causas de tensões

• Comunicação assertiva

• Modos de lidar com conflitos

• Competências de análise e diagnóstico de situações

• Componentes da gestão emocional

• Quadro de competência emocional

• Caracterização, conceito e tipologia da negociação

• O acordo e o compromisso como técnicas de negociação

• Gestão construtiva de desacordos

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo Geral :

Saber gerir conflitos eficazmente.

 

Objetivos Específicos :

• Diferenciar efeitos positivos e negativos dos conflitos

• Conhecer as causas dos conflitos e tensões

• Compreender a importância e utilizar a comunicação assertiva

• Analisar e diagnosticar as situações de conflito

• Definir as características, conceitos e tipos de negociação

• Utilizar o acordo como técnica de negociação

• Saber gerir os desacordos de forma construtiva

 

• Efeitos positivos e negativos dos conflitos

• Causas dos conflitos

• Causas de tensões

• Comunicação assertiva

• Modos de lidar com conflitos

• Competências de análise e diagnóstico de situações

• Componentes da gestão emocional

• Quadro de competência emocional

• Caracterização, conceito e tipologia da negociação

• O acordo e o compromisso como técnicas de negociação

• Gestão construtiva de desacordos

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

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