Gestão de Equipas – UFCD 7844
Enquadramento
O mercado de trabalho tem evoluido ao longo dos anos, sendo cada vez mais comum o trabalho em equipa. Os profissionais com funções de liderança, devem dotar-se de conhecimentos e competências de gestão de equipas por forma a desenvolver e manter um ambiente de trabalho .
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Compreender a importância e estratégias eficazes de gestão de equipas.
Objetivos Específicos :
• Organizar e gerir equipas de trabalho.
• Comunicar e liderar equipas de trabalho.
• Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
• Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
• Organização do trabalho de equipa
• Comunicar eficazmente com a equipa
• Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
• Técnicas de motivação e dinamização da equipa
• Gestão de conflitos
• Orientação da equipa para a mudança
• Liderança
• Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
• Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
• Diferentes estilos de Liderança
• Competências necessárias à coordenação de equipas
• Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
• Gestão de situações problemáticas na equipa
• Trabalho em equipa
• Trabalho em equipa – implicações e especificidades
• Excelência no trabalho em equipa
• Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
• Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
• Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Compreender a importância e estratégias eficazes de gestão de equipas.
Objetivos Específicos :
• Organizar e gerir equipas de trabalho.
• Comunicar e liderar equipas de trabalho.
• Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
• Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
• Organização do trabalho de equipa
• Comunicar eficazmente com a equipa
• Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
• Técnicas de motivação e dinamização da equipa
• Gestão de conflitos
• Orientação da equipa para a mudança
• Liderança
• Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
• Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
• Diferentes estilos de Liderança
• Competências necessárias à coordenação de equipas
• Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
• Gestão de situações problemáticas na equipa
• Trabalho em equipa
• Trabalho em equipa – implicações e especificidades
• Excelência no trabalho em equipa
• Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
• Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
• Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas