Gestão de Stress Profissional – UFCD 7229
Enquadramento
Numa sociedade atual, onde a pressão e stress profisional são cada vez maiores, torna-se fulcral conhecer estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional, utilizando-as por forma a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Utilizar estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional.
Objetivos Específicos :
• Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
• Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
• Caracterizar o conceito de emoção.
• O Stress
• Conceito de stress
• Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
• Sinais e sintomas
• Consequências negativas do stress
• Medidas preventivas
• Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
• Como lidar com situações de agonia e sofrimento
• Técnicas de auto-proteção
• As emoções
• Conceito de emoção
• Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
• Estratégias de gestão das emoções
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Utilizar estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional.
Objetivos Específicos :
• Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
• Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
• Caracterizar o conceito de emoção.
• O Stress
• Conceito de stress
• Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
• Sinais e sintomas
• Consequências negativas do stress
• Medidas preventivas
• Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
• Como lidar com situações de agonia e sofrimento
• Técnicas de auto-proteção
• As emoções
• Conceito de emoção
• Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
• Estratégias de gestão das emoções
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas