Gestão de Stress Profissional – UFCD 7229

Enquadramento

Numa sociedade atual, onde a pressão e stress profisional são cada vez maiores, torna-se fulcral conhecer estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional, utilizando-as por forma a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo Geral :

Utilizar estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional.

 

Objetivos Específicos :

• Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.

• Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.

• Caracterizar o conceito de emoção.

• O Stress
• Conceito de stress
• Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
• Sinais e sintomas
• Consequências negativas do stress
• Medidas preventivas
• Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
• Como lidar com situações de agonia e sofrimento
• Técnicas de auto-proteção
• As emoções
• Conceito de emoção
• Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
• Estratégias de gestão das emoções

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo Geral :

Utilizar estratégias e técnicas preventivas e interventivas de gestão de stress profissional.

 

Objetivos Específicos :

• Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.

• Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.

• Caracterizar o conceito de emoção.

• O Stress
• Conceito de stress
• Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
• Sinais e sintomas
• Consequências negativas do stress
• Medidas preventivas
• Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
• Como lidar com situações de agonia e sofrimento
• Técnicas de auto-proteção
• As emoções
• Conceito de emoção
• Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
• Estratégias de gestão das emoções

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional