Gestão do Tempo – UFCD 0686
Enquadramento
Na sequência do aumento da exigência profissional, é importante adquirir competências que nos permitam fazer mais e melhor no menor tempo possível. Neste sentido, a capacidade de gestão do tempo permite otimizá-lo de forma a minimizar i impacto negativo do stress a nível pessoal, profissional, familiar e social.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Pessoas que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.
Objetivo Geral :
Adquirir estratégias eficazes e eficientes de gestão do tempo.
Objetivos específicos :
• Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.
• Planificar tarefas e atividades de trabalho.
• Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.
• Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.
• Técnicas individuais de trabalho
• Planeamento de tarefas
• Desperdiçadores de tempo
• Agenda tradicional
• Agenda eletrónica
• Delegação eficaz
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Pessoas que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.
Objetivo Geral :
Adquirir estratégias eficazes e eficientes de gestão do tempo.
Objetivos específicos :
• Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.
• Planificar tarefas e atividades de trabalho.
• Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.
• Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.
• Técnicas individuais de trabalho
• Planeamento de tarefas
• Desperdiçadores de tempo
• Agenda tradicional
• Agenda eletrónica
• Delegação eficaz
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas