Gestão do Tempo – UFCD 0686

Enquadramento

Na sequência do aumento da exigência profissional, é importante adquirir competências que nos permitam fazer mais e melhor no menor tempo possível. Neste sentido, a capacidade de gestão do tempo permite otimizá-lo de forma a minimizar i impacto negativo do stress a nível pessoal, profissional, familiar e social.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Pessoas que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.

Objetivo Geral : 

Adquirir estratégias eficazes e eficientes de gestão do tempo.

 

Objetivos específicos : 

• Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.

• Planificar tarefas e atividades de trabalho.

• Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.

• Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.

• Técnicas individuais de trabalho

• Planeamento de tarefas

• Desperdiçadores de tempo

• Agenda tradicional

• Agenda eletrónica

• Delegação eficaz

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Pessoas que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.

Objetivo Geral : 

Adquirir estratégias eficazes e eficientes de gestão do tempo.

 

Objetivos específicos : 

• Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.

• Planificar tarefas e atividades de trabalho.

• Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.

• Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.

• Técnicas individuais de trabalho

• Planeamento de tarefas

• Desperdiçadores de tempo

• Agenda tradicional

• Agenda eletrónica

• Delegação eficaz

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

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Formação Profissional