Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais

Enquadramento

Respondendo aos requisitos legais sobre formação, a presente ação de formação pretende que o condutor/operador obtenha conhecimentos e competências sobre máquinas agrícolas e florestais, as suas características e funções, incluindo o treino e aplicação de um conjunto de regras de segurança que devem estar sempre presentes na atividade. É esperado que no final da presente ação de formação os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e seguro e, consequentemente, menos perigoso.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

8 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Profissionais que utilizam ou pretendam vir a utilizar máquinas agrícolas e florestais, bem como todos os interessados pela temática.

Objetivo geral :

• Dotar os formandos para a aquisição de conhecimentos que lhes permitam com segurança manobrar máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Conhecer as regras de segurança aplicáveis à operação de movimentação de Máquinas Agrícolas e Florestais, de modo a prevenir acidentes e/ou falhas no equipamento.

 

Objetivos específicos :
• Identificar e aplicar os princípios básicos de higiene e segurança no trabalho;

• Identificar perigos e níveis de risco associados à movimentação de máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Gerir as principais causas de sinistralidade na movimentação de máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Compreender os riscos decorrentes da ausência de procedimentos adequados;

• Adotar efetivamente uma atitude preventiva;

• Identificar e aplicar as normas corretas nas movimentações de máquinas agrícolas e florestais;

• Identificar a importância dos diversos sentidos na segurança.

• Sensibilização em Higiene e Segurança no local de Trabalho;
• Regras de Higiene e Segurança no Trabalho;
• EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual);
• Caracterização e regras de utilização.
• Principais causas de sinistralidade
• Consciência de Segurança;
• Custo dos acidentes;
• Consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros;
• Doenças profissionais.
• Procedimento de Segurança (condições de utilização de equip.)
• Alfaias;
• Charruas;
• Escarificadores;
• Fresas;
• Gadanheiras e motogadanheiras;
• Motoenxadas;
• Semeadores;
• Pulverizadores;
• Semi-reboque distribuidor de estrume e reboque agrícola;
• Ceifeiras;
• Enfardadeira;
• Carregadores Transportadores;
• Arrastador;
• Guincho;
• Rachadores de lenha;
• Destroçador florestal;
• Reboque florestal;
• Grades de disco Florestais;
• Estilhadores;
• Rechegadores;
• Prática Simulada;
• Simulação – condução e manobra;
• Demonstração de acidentes mais frequentes.

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

 

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Profissionais que utilizam ou pretendam vir a utilizar máquinas agrícolas e florestais, bem como todos os interessados pela temática.

Objetivo geral :

• Dotar os formandos para a aquisição de conhecimentos que lhes permitam com segurança manobrar máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Conhecer as regras de segurança aplicáveis à operação de movimentação de Máquinas Agrícolas e Florestais, de modo a prevenir acidentes e/ou falhas no equipamento.

 

Objetivos específicos :
• Identificar e aplicar os princípios básicos de higiene e segurança no trabalho;

• Identificar perigos e níveis de risco associados à movimentação de máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Gerir as principais causas de sinistralidade na movimentação de máquinas agrícolas, alfaias agrícolas e florestais;

• Compreender os riscos decorrentes da ausência de procedimentos adequados;

• Adotar efetivamente uma atitude preventiva;

• Identificar e aplicar as normas corretas nas movimentações de máquinas agrícolas e florestais;

• Identificar a importância dos diversos sentidos na segurança.

• Sensibilização em Higiene e Segurança no local de Trabalho;
• Regras de Higiene e Segurança no Trabalho;
• EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual);
• Caracterização e regras de utilização.
• Principais causas de sinistralidade
• Consciência de Segurança;
• Custo dos acidentes;
• Consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros;
• Doenças profissionais.
• Procedimento de Segurança (condições de utilização de equip.)
• Alfaias;
• Charruas;
• Escarificadores;
• Fresas;
• Gadanheiras e motogadanheiras;
• Motoenxadas;
• Semeadores;
• Pulverizadores;
• Semi-reboque distribuidor de estrume e reboque agrícola;
• Ceifeiras;
• Enfardadeira;
• Carregadores Transportadores;
• Arrastador;
• Guincho;
• Rachadores de lenha;
• Destroçador florestal;
• Reboque florestal;
• Grades de disco Florestais;
• Estilhadores;
• Rechegadores;
• Prática Simulada;
• Simulação – condução e manobra;
• Demonstração de acidentes mais frequentes.

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

8 Horas

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