Gestão da Qualidade – UFCD 7848

Enquadramento

Um Sistema de Gestão da Qualidade, após estar implementado, deve ser gerido de forma a manter-se atualizado, adequado e eficaz; existem fatores determinantes para tal, e também alguns desafios a superar.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Quadros técnicos de organizações e/ou outras pessoas que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral :

Identificar os principais desafios para manter um Sistema de Gestão da Qualidade adequado e atualizado ao longo do tempo.

 

Objetivos específicos :

• Explicar e reconhecer a importância dos sistemas de gestão da qualidade como elemento diferenciador de uma organização.

• Identificar os princípios de gestão da qualidade.

• Identificar potenciais necessidades de adaptação das questões da qualidade ao setor especifico da qualidade.

• Gestão da qualidade
• Conceito e evolução histórica
• Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade
• Estratégia da organização e competitividade
• O Sistema Português da Qualidade
• Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional
•Metrologia – a exatidão das medições realizadas
• Qualificação – acreditação e certificação
• Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência
• Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade
• Princípios de gestão da qualidade
• Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos
• Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade
• Abordagem por processos: a metodologia PDCA
• Política da qualidade e objetivos da qualidade
• Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade
• Motivação para a qualidade
• Documentação do sistema de gestão da qualidade
• Monitorização e medicação
• Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade
• Ferramentas da qualidade
• Custos da qualidade
• Melhoria contínua
• Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração
• Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Quadros técnicos de organizações e/ou outras pessoas que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objetivo geral :

Identificar os principais desafios para manter um Sistema de Gestão da Qualidade adequado e atualizado ao longo do tempo.

 

Objetivos específicos :

• Explicar e reconhecer a importância dos sistemas de gestão da qualidade como elemento diferenciador de uma organização.

• Identificar os princípios de gestão da qualidade.

• Identificar potenciais necessidades de adaptação das questões da qualidade ao setor especifico da qualidade.

• Gestão da qualidade
• Conceito e evolução histórica
• Função qualidade, controlo da qualidade, garantia da qualidade, gestão da qualidade
• Estratégia da organização e competitividade
• O Sistema Português da Qualidade
• Normalização – normas de âmbito nacional, europeu e internacional
•Metrologia – a exatidão das medições realizadas
• Qualificação – acreditação e certificação
• Relação entre os sistemas de gestão da qualidade e os modelos de excelência
• Aspetos transversais aos sistemas de gestão da qualidade
• Princípios de gestão da qualidade
• Requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e requisitos dos produtos
• Desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade
• Abordagem por processos: a metodologia PDCA
• Política da qualidade e objetivos da qualidade
• Papel da gestão de topo no âmbito do sistema de gestão da qualidade
• Motivação para a qualidade
• Documentação do sistema de gestão da qualidade
• Monitorização e medicação
• Avaliação dos sistemas de gestão da qualidade
• Ferramentas da qualidade
• Custos da qualidade
• Melhoria contínua
• Compatibilidade com outros sistemas de gestão e sua integração
• Questões da qualidade adaptadas a um setor da qualidade

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

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