Produtos frutas e legumes – UFCD 9038
Enquadramento
O processamento de frutas, verduras e legumes inclui a lavagem, descascamento, fatiamento e corte e, em alguns casos o trtamento químico por forma a preservar a qualidade e características nutritivas e sensoriais como a frescura, aroma, cor e dabor.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Identificar as principais espécies e variedades de produtos frutícolas.
Objetivos Específicos :
• Identificar as principais espécies e variedades de produtos hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares.
• Frutas
• Espécies e variedades
• Classificação das principais espécies e variedades
• Pomóideas (maçãs, peras, etc.)
• Prunóideas (pêssegos, ameixas, cerejas, nêsperas, alperces, etc.)
• Citrinos (laranjas, limões, clementinas, mandarinas, tangerinas, toranjas, etc.)
• Actinídeas (kiwi)
• Frutos tropicais e exóticos (bananas, manga, abacaxi, papaia, rambutan, mangustão, kumquat, etc.)
• Frutos vermelhos (morangos, groselhas, framboesas, amoras, mirtilos, etc.)
• Cucurbitáceas (melão, melancia, meloa)
• Frutos secos (nozes, castanhas, amêndoas, etc.)
• Outras espécies e variedades (ex. uvas, dióspiros, romãs, marmelos, castanhas)
• Origem
• Sazonalidade
• Legumes
• Variedade
• Classificação
• Produtos hortícolas comestíveis e não comestíveis; aromáticas, medicinais e condimentares
• Famílias de produtos hortícolas
• Aliáceas (alhos, cebolas, alhos franceses, etc.)
• Asparagáceas (espargos)
• Cucurbitáceas (abóboras, curgetes, pimentos, xuxo, etc.)
• Fabáceas (favas, ervilhas, feijão, etc.)
• Brassicáceas (brócolos, couves, nabo, etc.)
• Rosáceas
• Solanáceas (tomates, beringelas, etc.)
• Asteráceas (alface, alcachofra, endívias, etc.)
• Apiáceas (cenouras, salsa, aipo, coentros, cominho, funcho, erva-doce, etc)
• Outras famílias (cogumelos, beterraba, agriões, nabiças, espinafres, grelos, batatas)
• Origem
• Sazonalidade
• As 4ª Gama e 5ª Gama
• Produtos biológicos
• Formas de apresentação dos produtos: a granel, embalados, cortados
• Produtos de qualidade e regime de certificação da qualidade
• Modos de produção sustentável – Proteção Integrada (PI), Modo de Produção Integrado (MPI) e Modo de Produção Biológico (MPB)
• Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG)
• Rotulagem facultativa
• Outros sistemas de certificação
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto
-
Destinatários
-
Objetivos
-
Programa
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objetivo Geral :
Identificar as principais espécies e variedades de produtos frutícolas.
Objetivos Específicos :
• Identificar as principais espécies e variedades de produtos hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares.
• Frutas
• Espécies e variedades
• Classificação das principais espécies e variedades
• Pomóideas (maçãs, peras, etc.)
• Prunóideas (pêssegos, ameixas, cerejas, nêsperas, alperces, etc.)
• Citrinos (laranjas, limões, clementinas, mandarinas, tangerinas, toranjas, etc.)
• Actinídeas (kiwi)
• Frutos tropicais e exóticos (bananas, manga, abacaxi, papaia, rambutan, mangustão, kumquat, etc.)
• Frutos vermelhos (morangos, groselhas, framboesas, amoras, mirtilos, etc.)
• Cucurbitáceas (melão, melancia, meloa)
• Frutos secos (nozes, castanhas, amêndoas, etc.)
• Outras espécies e variedades (ex. uvas, dióspiros, romãs, marmelos, castanhas)
• Origem
• Sazonalidade
• Legumes
• Variedade
• Classificação
• Produtos hortícolas comestíveis e não comestíveis; aromáticas, medicinais e condimentares
• Famílias de produtos hortícolas
• Aliáceas (alhos, cebolas, alhos franceses, etc.)
• Asparagáceas (espargos)
• Cucurbitáceas (abóboras, curgetes, pimentos, xuxo, etc.)
• Fabáceas (favas, ervilhas, feijão, etc.)
• Brassicáceas (brócolos, couves, nabo, etc.)
• Rosáceas
• Solanáceas (tomates, beringelas, etc.)
• Asteráceas (alface, alcachofra, endívias, etc.)
• Apiáceas (cenouras, salsa, aipo, coentros, cominho, funcho, erva-doce, etc)
• Outras famílias (cogumelos, beterraba, agriões, nabiças, espinafres, grelos, batatas)
• Origem
• Sazonalidade
• As 4ª Gama e 5ª Gama
• Produtos biológicos
• Formas de apresentação dos produtos: a granel, embalados, cortados
• Produtos de qualidade e regime de certificação da qualidade
• Modos de produção sustentável – Proteção Integrada (PI), Modo de Produção Integrado (MPI) e Modo de Produção Biológico (MPB)
• Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG)
• Rotulagem facultativa
• Outros sistemas de certificação
Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning