Relacionamento interpessoal – UFCD 0403

Enquadramento

Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais por forma a desenvolver e manter relações sociais satisfatórias e saudáveis.

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objctivo geral :

Compreender a importância e estratégias eficazes de relacionamento interpessoal.

 

Objetivos específicos :

• Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.

• Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

• Relacionamento interpessoal

• Principais interlocutores:

• Internos

• Marketing

• Vendas

• Produção

• Finanças

• Investigação & Desenvolvimento

• Externos

• Clientes

• Fornecedores

• Transportadores

• Fatores pessoais

• Auto estima e afiliação

• Motivação

• Realização pessoal e profissional

• Fatores organizacionais

• Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda

• Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos

• Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor

• Fatores relacionais

• Rigor / objetividade

• Eficácia e assertividade

• Empatia e disponibilidade

• Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar

• Recolher contributos das entidades envolvidas

• Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade

• Comunicação escrita e oral

• Conteúdos e língua

• Linguagem corporal

• Estilos de linguagem

• Ajustar a linguagem ao objetivo da informação

• Clara seleção e identificação dos destinatários

• Escolha do formato a utilizar

• Formas de arquivo

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA

Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

 

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;

– Domínio dos Assuntos;

– Generalização dos Saberes;

– Participação;

– Responsabilidade;

– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA

A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;

– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);

– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);

– Apresentações sobre determinado tema;

– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.

Objctivo geral :

Compreender a importância e estratégias eficazes de relacionamento interpessoal.

 

Objetivos específicos :

• Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.

• Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

• Relacionamento interpessoal

• Principais interlocutores:

• Internos

• Marketing

• Vendas

• Produção

• Finanças

• Investigação & Desenvolvimento

• Externos

• Clientes

• Fornecedores

• Transportadores

• Fatores pessoais

• Auto estima e afiliação

• Motivação

• Realização pessoal e profissional

• Fatores organizacionais

• Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda

• Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos

• Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor

• Fatores relacionais

• Rigor / objetividade

• Eficácia e assertividade

• Empatia e disponibilidade

• Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar

• Recolher contributos das entidades envolvidas

• Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade

• Comunicação escrita e oral

• Conteúdos e língua

• Linguagem corporal

• Estilos de linguagem

• Ajustar a linguagem ao objetivo da informação

• Clara seleção e identificação dos destinatários

• Escolha do formato a utilizar

• Formas de arquivo

Informação Complementar

Características

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional