Relacionamento interpessoal – UFCD 0403

Enquadramento
Na sociedade atual, o contacto e relacionamento social é uma constante a nível pessoal e profissional. O presente curso pretende dotá-lo de competências sociais por forma a desenvolver e manter relações sociais satisfatórias e saudáveis.
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas
Inscreva-se
Empregados e/ou desempregados que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos na temática.
Objctivo geral :
Compreender a importância e estratégias eficazes de relacionamento interpessoal.
Objetivos específicos :
• Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
• Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.
• Relacionamento interpessoal
• Principais interlocutores:
• Internos
• Marketing
• Vendas
• Produção
• Finanças
• Investigação & Desenvolvimento
• Externos
• Clientes
• Fornecedores
• Transportadores
• Fatores pessoais
• Auto estima e afiliação
• Motivação
• Realização pessoal e profissional
• Fatores organizacionais
• Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
• Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
• Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
• Fatores relacionais
• Rigor / objetividade
• Eficácia e assertividade
• Empatia e disponibilidade
• Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
• Recolher contributos das entidades envolvidas
• Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
• Comunicação escrita e oral
• Conteúdos e língua
• Linguagem corporal
• Estilos de linguagem
• Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
• Clara seleção e identificação dos destinatários
• Escolha do formato a utilizar
• Formas de arquivo
1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.
2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.
Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:
– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.
No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.
3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:
– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.
No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.
A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:
Avaliação Contínua Classificação Final Resultado
1-5 3-5 Apto


Informação Complementar
Características
Características
Formação continua
Presencial ou E-Learning
25 Horas