Sistemas de transporte e elevação de carga – UFCD 5811

Enquadramento

Respondendo aos requisitos legais sobre formação, a presente ação de formação pretende que o condutor/operador obtenha competências sobre um conjunto de regras de segurança que devem estar sempre presentes na atividade. É esperado que no final da presente ação de formação os formandos, para além de aumentarem os seus conhecimentos, efetuem as suas tarefas de modo mais correto e seguro e consequentemente menos perigoso

Características

Formação continua

Presencial ou E-Learning

25 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

Profissionais que utilizam ou pretendam vir a utilizar sistemas de transporte e elevação de cargas, bem como todos os interessados pela temática.

Objetivo Geral :

Desenvolver conhecimentos e competências gerais de sistemas de transporte e elevação de cargas.

 

Objetivos Específicos :

• Reconhecer e caracterizar os equipamentos mais comuns, utilizados no transporte e elevação de carga.

• Reconhecer e cumprir as normas e legislação aplicável.

• Reconhecer e aplicar as regras gerais e de segurança.

• Operar sistemas de transporte e elevação de carga.

• Assumir uma postura física (ergonómica) adequada.

• Garantir a execução dos procedimentos de manutenção.

• Generalidades
• Normas e legislação aplicável
• Habilitação para operar sistemas de transporte e elevação de carga
• Tipos de equipamentos
• Pontes rolantes
• Empilhadores
• Gruas
• Outros equipamentos
• Principais órgãos/comandos
• Sistemas mecânicos
• Sistemas elétricos
• Limites de carga e estabilidade
• Transporte e elevação de cargas
• Regras gerais e de segurança
• Procedimentos para elevar, transportar e largar cargas
• Generalidades
• Velocidades
• Avisos sonoros
• Acidentes e incidentes correntes
• Noções de ergonomia aplicada
• Manutenção
• Manutenção preventiva
• Manutenção corretiva
• Manutenção de sistemas elétricos (incluindo baterias) e mecânicos fundamentais

1 | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica constitui-se como o primeiro momento avaliativo, podendo traduzir-se na realização de um teste escrito ou numa auscultação informal, por parte do formador, dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelo formando. Tendo sempre subjacente uma avaliação qualitativa, o seu objetivo prende-se com a apreciação da capacidade do formando para atingir os objetivos finais.

 

2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTÍNUA
Ao longo do curso realiza-se a avaliação formativa contínua, que tem por objetivo o acompanhamento/controlo do progresso registado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em conta o ritmo de aprendizagem individual de cada um, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos do curso.

Os resultados desta avaliação são expostos na Ficha de Observação de Comportamentos [Mod_019], sendo atribuída uma classificação a cada um dos seguintes parâmetros:

 

– Pontualidade e Assiduidade;
– Domínio dos Assuntos;
– Generalização dos Saberes;
– Participação;
– Responsabilidade;
– Relações Interpessoais.

 

No final do curso será feita uma média da avaliação contínua dos módulos, sendo o resultado final da avaliação contínua espelhado no modelo Grelha de Avaliação Final.

 

3 | AVALIAÇÃO SUMATIVA
A avaliação sumativa, entendida como a apreciação do desempenho do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos, é de carácter quantitativa e pode utilizar os seguintes instrumentos:

 

– Fichas / testes escritos;
– Trabalhos de aplicação de conhecimentos (individuais ou em grupo);
– Trabalhos de pesquisa e investigação (individuais ou em grupo);
– Apresentações sobre determinado tema;
– Outros exercícios práticos ou trabalhos adequados aos objetivos da formação.

 

No final do módulo/curso, o formador avalia os participantes, preenchendo o modelo correspondente Grelha de avaliação Final, sendo aplicada a correspondente equivalência quantitativa a cada um dos parâmetros definidos.

 

A classificação final do formando no curso, e a consequente decisão de emissão do Certificado de Formação Profissional, depende da classificação final obtida da seguinte forma:

 

Avaliação Contínua                                            Classificação Final                                                             Resultado

1-5                                                                           3-5                                                                              Apto

Profissionais que utilizam ou pretendam vir a utilizar sistemas de transporte e elevação de cargas, bem como todos os interessados pela temática.

Objetivo Geral :

Desenvolver conhecimentos e competências gerais de sistemas de transporte e elevação de cargas.

 

Objetivos Específicos :

• Reconhecer e caracterizar os equipamentos mais comuns, utilizados no transporte e elevação de carga.

• Reconhecer e cumprir as normas e legislação aplicável.

• Reconhecer e aplicar as regras gerais e de segurança.

• Operar sistemas de transporte e elevação de carga.

• Assumir uma postura física (ergonómica) adequada.

• Garantir a execução dos procedimentos de manutenção.

• Generalidades
• Normas e legislação aplicável
• Habilitação para operar sistemas de transporte e elevação de carga
• Tipos de equipamentos
• Pontes rolantes
• Empilhadores
• Gruas
• Outros equipamentos
• Principais órgãos/comandos
• Sistemas mecânicos
• Sistemas elétricos
• Limites de carga e estabilidade
• Transporte e elevação de cargas
• Regras gerais e de segurança
• Procedimentos para elevar, transportar e largar cargas
• Generalidades
• Velocidades
• Avisos sonoros
• Acidentes e incidentes correntes
• Noções de ergonomia aplicada
• Manutenção
• Manutenção preventiva
• Manutenção corretiva
• Manutenção de sistemas elétricos (incluindo baterias) e mecânicos fundamentais

Informação Complementar

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Presencial ou E-Learning

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