Formação Pedagógica Inicial de Formadores – B Learning
Enquadramento
A formação profissional assume um papel central e cada vez mais importante perante os novos desafios que estão a surgir na nossa sociedade: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências. Deste modo, o crescente investimento na formação profissional tem tido um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento.
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é assim uma mais valia profissional que lhe permite dar resposta às atuais necessidades educativas, formativas e pedagógicas.
Características
Formação inicial
B- learning
90 Horas
Inscreva-se
O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 12º ano de escolaridade.
Objetivo Geral :
A formação pedagógica de formadores apresenta como objetivos:
• obtenção, atualização e aperfeiçoamento de competências assentes na senda prática no que diz respeito à dinamização da formação;
• conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
• gestão e coordenação de formação;
• investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
Visa-se com este programa potenciar a qualidade da formação profissional, através da aquisição e desenvolvimento de competências dos formadores no domínio pedagógico-didático. O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
• Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
• Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
• Refletir sobre os sistemas de formação
Objetivos Específicos
• Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
• Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
• Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
• Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumento de gestão de uma organização;
• Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
• Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
• Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; – Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
• Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
• Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
• Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
• Formador: Sistema, Contextos e Perfil
• Simulação Pedagógica Inicial
• Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
• Metodologias e Estratégias Pedagógicas
• Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
• Recursos Didáticos e Multimédia
• Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
• Avaliação da Formação e das Aprendizagens
• Simulação Pedagógica Final
A avaliação inicial ou diagnóstica faz parte do processo onde será definido o perfil de entrada de cada formando e é produzida através de uma simulação pedagógica inicial (10% na nota final e versa sobre o módulo 2).
A avaliação formativa é contínua e realizada ao longo/durante a formação. Esta concretiza-se através de fichas de avaliação, trabalhos de grupo, grelhas de observação e questionários (30% da nota final).
A Avaliação sumativa/final realiza-se no final de cada ação. Determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos previamente. Traduz o perfil de saída dos formandos e efetua-se através da avaliação à Simulação Pedagógica Final (30%) e Projeto de Intervenção (30%).
A escala de avaliação utilizada pela entidade tem como referência quantitativa os valores de 1 a 5, sendo os mesmos convertidos qualitativamente da seguinte forma: 1 – Aproveitamento Insuficiente; 2 – Aproveitamento Satisfatório; 3 – Aproveitamento Bom; 4 – Aproveitamento Relevante; 5 – Aproveitamento Excelente.
A cada nível anteriormente apresentado adequar-se-á a seguinte escala percentual de 0 a 100%: (Aproveitamento Insuficiente – 0% – 49%) (Aproveitamento satisfatório – 50% – 69%) ( Aproveitamento bom – 70% – 84%) (Aproveitamento relevante – 85% – 94%) (Aproveitamento excelente – 95% – 100%).
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Destinatários
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Objetivos
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Programa
O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 12º ano de escolaridade.
Objetivo Geral :
A formação pedagógica de formadores apresenta como objetivos:
• obtenção, atualização e aperfeiçoamento de competências assentes na senda prática no que diz respeito à dinamização da formação;
• conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
• gestão e coordenação de formação;
• investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
Visa-se com este programa potenciar a qualidade da formação profissional, através da aquisição e desenvolvimento de competências dos formadores no domínio pedagógico-didático. O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
• Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
• Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
• Refletir sobre os sistemas de formação
Objetivos Específicos
• Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
• Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
• Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
• Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumento de gestão de uma organização;
• Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
• Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
• Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; – Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
• Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
• Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
• Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
• Formador: Sistema, Contextos e Perfil
• Simulação Pedagógica Inicial
• Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
• Metodologias e Estratégias Pedagógicas
• Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
• Recursos Didáticos e Multimédia
• Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
• Avaliação da Formação e das Aprendizagens
• Simulação Pedagógica Final
Informação Complementar
Em caso de possuir habilitações tiradas noutro país, estas têm que estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída)
Características
Características
Formação inicial
B- learning
90 Horas