Formação Pedagógica Inicial de Formadores – B Learning

Enquadramento

A formação profissional assume um papel central e cada vez mais importante perante os novos desafios que estão a surgir na nossa sociedade: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências. Deste modo, o crescente investimento na formação profissional tem tido um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento.

 

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é assim uma mais valia profissional que lhe permite dar resposta às atuais necessidades educativas, formativas e pedagógicas.

Características

Formação inicial

B- learning

90 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 12º ano de escolaridade.

Objetivo Geral :

A formação pedagógica de formadores apresenta como objetivos:

• obtenção, atualização e aperfeiçoamento de competências assentes na senda prática no que diz respeito à dinamização da formação;

• conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;

• gestão e coordenação de formação;

• investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Visa-se com este programa potenciar a qualidade da formação profissional, através da aquisição e desenvolvimento de competências dos formadores no domínio pedagógico-didático. O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

• Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;

• Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;

• Refletir sobre os sistemas de formação

 

Objetivos Específicos

• Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

• Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

• Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;

• Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumento de gestão de uma organização;

• Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

• Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

• Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; – Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

• Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

• Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;

• Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

• Formador: Sistema, Contextos e Perfil
• Simulação Pedagógica Inicial
• Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
• Metodologias e Estratégias Pedagógicas
• Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
• Recursos Didáticos e Multimédia
• Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
• Avaliação da Formação e das Aprendizagens
• Simulação Pedagógica Final

A avaliação inicial ou diagnóstica faz parte do processo onde será definido o perfil de entrada de cada formando e é produzida através de uma simulação pedagógica inicial (10% na nota final e versa sobre o módulo 2).

A avaliação formativa é contínua e realizada ao longo/durante a formação. Esta concretiza-se através de fichas de avaliação, trabalhos de grupo, grelhas de observação e questionários (30% da nota final).

A Avaliação sumativa/final realiza-se no final de cada ação. Determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos previamente. Traduz o perfil de saída dos formandos e efetua-se através da avaliação à Simulação Pedagógica Final (30%) e Projeto de Intervenção (30%).

A escala de avaliação utilizada pela entidade tem como referência quantitativa os valores de 1 a 5, sendo os mesmos convertidos qualitativamente da seguinte forma: 1 – Aproveitamento Insuficiente; 2 – Aproveitamento Satisfatório; 3 – Aproveitamento Bom; 4 – Aproveitamento Relevante; 5 – Aproveitamento Excelente.

A cada nível anteriormente apresentado adequar-se-á a seguinte escala percentual de 0 a 100%: (Aproveitamento Insuficiente – 0% – 49%) (Aproveitamento satisfatório – 50% – 69%) ( Aproveitamento bom – 70% – 84%) (Aproveitamento relevante – 85% – 94%) (Aproveitamento excelente – 95% – 100%).

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 12º ano de escolaridade.

Objetivo Geral :

A formação pedagógica de formadores apresenta como objetivos:

• obtenção, atualização e aperfeiçoamento de competências assentes na senda prática no que diz respeito à dinamização da formação;

• conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;

• gestão e coordenação de formação;

• investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Visa-se com este programa potenciar a qualidade da formação profissional, através da aquisição e desenvolvimento de competências dos formadores no domínio pedagógico-didático. O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

• Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;

• Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;

• Refletir sobre os sistemas de formação

 

Objetivos Específicos

• Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

• Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

• Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;

• Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumento de gestão de uma organização;

• Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

• Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

• Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; – Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

• Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

• Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;

• Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

• Formador: Sistema, Contextos e Perfil
• Simulação Pedagógica Inicial
• Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
• Metodologias e Estratégias Pedagógicas
• Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação
• Recursos Didáticos e Multimédia
• Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
• Avaliação da Formação e das Aprendizagens
• Simulação Pedagógica Final

Informação Complementar

Em caso de possuir habilitações tiradas noutro país, estas têm que estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída)

 

Características

Características

Formação inicial

B- learning

90 Horas

Inscreva-se

Formação Profissional