Escola de Transportes e Logística

A área dos transportes aparece em lugar de destaque dentro da nossa oferta formativa. Apresentamos vários anos de experiência com resultados francamente positivos. Desenvolvemos ações de formação que dão resposta às exigências do mercado, quer na perspetiva dos motoristas quer na perspetiva das empresas. A taxa de sucesso nas ações de formação certificadas pelo IMT, são o resultado de um trabalho de proximidade e acompanhamento permanente dos nossos formandos. Desenvolvemos formação presencial em todo o país bem como formação online o que permite aos formandos frequentar o curso a partir de casa independentemente da sua localização.

Oferta formativa

CAM

Mercadorias e Passageiros

ADR

Base, Cisternas e Explosivos

TCC

Transporte Coletivo de Crianças

Táxi

Formação de Motorista de Táxis

TVDE

Formação de Motorista de TVDE

Tacógrafos

Regulamentação Social nos Transportes

Cursos

Saiba mais

Perguntas e frequentes

O que é o CAM?

CAM significa Certificado de Aptidão para Motorista.

É um documento emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes – IMT, a favor dos condutores profissionais de veículos pesados, após terem frequentado uma formação com duração de 280, 140 ou 35 horas, consoante a data de emissão da carta de condução da categoria C e D, pesados de mercadorias e de passageiros respetivamente.

Para que serve o CAM?

A formação CAM serve para certificar e qualificar os titulares da carta de pesados como condutores profissionais. Depois de realizar a formação CAM, o candidato deve ser submetido a exame e posteriormente solicitar (ao IMT) a emissão da Carta de Qualificação de Motorista – CQM. As empresas de transportes rodoviários exigem que os motoristas, para além da carta de condução, estejam certificados com a CQM (Carta de Qualificação de Motorista), sob pena de não poderem exercer a profissão de motorista. Esta exigência, segundo informação do IMT, verificou-se a partir de 30 de Junho de 2011.

O que é o ADR?

O ADR ou Acordo Europeu sobre o transporte internacional de cargas perigosas por terra é um acordo que foi assinado por vários países em 30 de setembro de 1957. Regula tanto o embalamento, transporte e documentação como também aspetos relacionados com a carga, descarga e armazenamento das matérias perigosas.

Quais são as mercadorias perigosas em ADR?

As classificações de matérias perigosas são divididas em nove categorias:

 

Classe 1 Matérias e objetos explosivos

Classe 2 Gases

Classe 3 Líquidos inflamáveis

Classe 4.1 Matérias sólidas, matérias auto-reactivas, matérias que polimerizam e matérias explosivas dessensibilizadas

Classe 4.2 Matérias sujeitas a inflamação espontânea

Classe 4.3 Matérias que, em contacto com água, libertam gases inflamáveis

Classe 5.1 Matérias comburentes

Classe 5.2 Peróxidos orgânicos

Classe 6.1 Matérias tóxicas

Classe 6.2 Matérias infeciosas

Classe 7 Matérias radioativas

Classe 8 Matérias corrosivas

Classe 9 Matérias e objetos perigosos diversos

O que é o CMT?

O CMT é um certificado que comprova que o seu titular é detentor das formações de motorista de táxi inicial ou contínua exigidas nos termos da Lei n.º 6/2013 de 22 de janeiro.

Comentários

Fique a saber o que os nossos formandos dizem sobre nós!